terça-feira, 6 de julho de 2010

MicroStrategy não fica atrás e lança versão mobile

Microstrategy leva BI para iPhone e iPad

por Vitor Cavalcanti

06/07/2010


Fabricante investe em plataforma de desenvolvimento de aplicativos que permite integrar software de inteligência com recursos dos gadgets

Não é difícil encontrar executivos do C-level ou de média e alta gerências portando devices como o iPhone e, agora, o iPad que, embora ainda não seja vendido no Brasil, já circula nesse meio. De olho nessa popularização, a indústria, sobretudo a de software, investe para prover soluções corporativas adequadas ao smartphone e ao tablet da Apple; trata-se de uma forma de ampliar faturamento e agradar, ainda mais, o cliente.

Nesta terça-feira (06/07), por exemplo, a Microstrategy lança sua plataforma de desenvolvimento de aplicações de business intelligence (BI) para iPhone e iPad. A ideia da fabricante é facilitar o caminho para que seus atuais e futuros clientes utilizem seu software de inteligência nesses dispositivos móveis.

A companhia já tinha uma versão desta plataforma para BlackBerry, mas a adesão, de acordo com o vice-presidente da empresa para América Latina, Flávio Bolieiro, não foi tão forte, talvez, "por uma certa dificuldade de manipulação". O executivo acredita que esse pequeno obstáculo é facilmente superado quando se parte para os produtos da Apple, que trazem tela com boa resolução e sensível ao toque, garantindo um manuseio livre de qualquer complicação.

A aposta da fabricante nos produtos Apple também leva em consideração um movimento que diversas consultorias têm observado: o crescente uso de iPhone no ambiente corporativo. Mesmo o iPad que chegou ao mercado há pouco tempo já tem certa entrada neste segmento. Nos Estados Unidos, existem cases de adoção, sobretudo no setor de saúde. "A tela do iPad tem uma resolução muito boa. Eu tenho um e já abandonei o laptop", comenta Bolieiro, se colocando como exemplo da tendência.

O produto da Microstrategy tem componentes que realmente devem atrair os clientes. Primeiro é a facilidade de uso. Como explica Bolieiro, se uma companhia tem um BI desenvolvido no ambiente da fabricante, com a nova plataforma, tem acesso praticamente imediato via iPhone ou iPad, é como se virasse uma chave e o sistema entendesse o dispositivo pelo qual está sendo acessado e apresentasse sua interface adequada.

"Ele baixa nossa aplicação na Apple App Store e acessa o BI via nosso servidor de mobilidade que fica em Washington. O acesso é liberado pela TI do cliente", avisa. Antes, até havia possibilidade de consultar os dados via um iPhone pelo navegador, mas a experiência não era tão boa.

Outro ponto forte do produto é a possibilidade de personalizá-lo, criando ferramentas integradas aos recursos do smartphone. A empresa pode, por exemplo, integrar o aplicativo com o GPS. Como o sistema de geoprocessamento do iPhone sempre sabe onde a pessoa está, o BI ‘puxaria" essa informação quando, por exemplo, um vendedor chegasse a um cliente. Com o dado, faria uma varredura e enviaria ao profissional informações sobre o cliente em questão. O mesmo vale para a câmera.

Bolieiro lembra que um cliente na França testa essa integração com a câmera. O objetivo é utilizar como leitor de código de barras. O gerente chegaria em um supermercado, por exemplo, passaria a câmera do iPhone e teria dados do comportamento daquela mercadoria por loja, se a saída está em queda e por aí vai. "Vamos muito além do relatório."

Atualmente, menos de 10% da base de clientes da Microstrategy no Brasil utiliza a versão móvel, mas o executivo vê um grande espaço para crescimento com a plataforma para iPhone. Para clientes com até 25 usuários, a nova plataforma será gratuita. Mesmo para aqueles que buscarem uma personalização e integração com as ferramentas dos gadgets, Bolieiro garante que o trabalho é fácil e uma equipe interna de desenvolvimento consegue dar conta tranquilamente. "A Herbalife (nos EUA) fez aplicativo par ao corpo diretivo em três horas", encerra.

Fonte: http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=69756

Nenhum comentário: